Pessoas
comment 1

Entrevista Nutricionista Alexandre Fernandes, Autor do Livro Dieta do Chocolate

Foi por acaso que me cruzei com a apresentação do Livro “Dieta do Chocolate” na FNAC do Colombo. Quando li o título chamou-me logo à atenção. Por norma dieta e chocolate não se conjugam em qualquer momento, mas vamos conhecer um pouco melhor o Nutricionista Alexandre Fernandes e a sua proposta no que toca a um plano alimentar que permite emagrecer, sem prescindir do chocolate.

AlexandreFernandes1. Quem é o Nutricionista Alexandre Fernandes?

Sou um profissional de saúde que actualmente estou a ter uma abordagem diferente na minha prática clínica. Ou seja, para além da avaliação clínica e nutricional e da elaboração de um plano alimentar personalizado, associo outras ferramentas, como a leitura de aura e a desprogramação para descodificar toda a informação que o cliente me diz durante a consulta.

Ou seja, com a leitura de aura identifico energias no cliente e tento que a pessoa ao tomar consciência trabalhe essas energias para que a sua vida possa fluir mais rapidamente…assim como o peso. Dando um exemplo, quando uma cliente chegou à minha consulta precisamente por causa do livro: Dieta do Chocolate. Disse-me que tinha sido recente o aumento do consumo de chocolate e do seu peso. Eu através da leitura da aura apercebi-me que estava relacionado com o seu pai. Perguntei o que se passava com o seu pai e ela disse-me que estava muito mal e internado num hospital, já algumas semanas atrás. Então questionei quando é que tinha começado a comer mais chocolate, e a senhora disse que tinha sido nos dias em que o seu pai tinha sido internado. Eu apercebi-me logo da energia que existia. Mas…continuei e perguntei como tinha sido a infância…respondeu-me: (entre muita conversa) que embora tenha sido um pai presente, que nunca dava beijos, nem abraços, isto é, afectos. E a forma como demonstrava carinho era comprando chocolates e dar-lhe. Foi aí que a senhora inevitavelmente começou a chorar. Apercebi-me e fiz-lhe tomar consciência que actualmente estava a comer exageradamente chocolates para ter o afecto do pai que estava muito debilitado e internado no hospital.

Relativamente à desprogramação…para ser mais simplista…muitas vezes vamos buscar à nossa bolsa familiar memórias de situações e acontecimentos que sucederam com os nossos antepassados. Dando um exemplo que me apareceu nas minhas consultas: um homem de trintas e poucos anos surgiu com um peso superior aos 120kg…em conversas informais disse-me que com a revolução do 25 de Abril que os seus avós paternos tiveram que fugir de Angola, e os seus avós maternos de Moçambique para Portugal…deixando tudo para trás, incluindo todos os bens e a riqueza criada nesses países. Em Portugal, começaram do nada, tiveram que GANHAR mais e mais para voltarem a ter uma vida estável e segura. Como o nosso cérebro não identifica o que é real, virtual, simbólico ou imaginário…o homem que estava à minha frente começou a ganhar mais e mais massa gorda – porque no seu projecto de vida está a herança herdada de todos os avós que para sobreviver há que ganhar mais e mais…neste caso, era de gordura. E a sua obesidade estava relacionada com as necessidades criadas pelos seus avós. Ao tomar consciência perdeu muito peso…sempre associado a um plano alimentar personalizado e prescrito por mim, e uma prática diária de actividade-física.

E é esta a abordagem que actualmente desenvolvo nas minhas consultas de nutrição.

2. Como surgiu a ideia de desenvolver um plano alimentar que permite comer chocolate?

A ideia surgiu o ano passado quando comecei a comer chocolate em maiores quantidades que o normal, e no dia seguinte quando me ia pesar reparava que estava com menos peso. Comecei a estranhar, e passado uns dias voltei a repetir a experiência mais uma e outra vez. E reparava que perdia sempre peso. Foi a partir daí que comecei a investigar alguns estudos científicos sobre o chocolate e a pensar escrever um livro que relacionasse dietas com o chocolate – e daí surgiu a ideia de escrever o livro: Dieta do Chocolate.

3. Explique-me o que é que as pessoas podem descobrir neste livro “Dieta do Chocolate – Emagreça em 21 dias sem renunciar ao prazer”

Vamos ter neste livro um ESQUEMA ALIMENTAR DE 21 DIAS. O princípio base da dieta inclui um plano alimentar de 21 dias, diferenciado para homens e mulheres, composto por três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) e quatro intermédias (meio da manhã, primeiro e segundo lanche e ceia). Eu nestes esquemas, não restrinjo qualquer tipo de alimento, apenas pretendo estimular trocas inteligentes. Por exemplo, troquei os hidratos de carbono tradicionais pelos de baixo índice glicémico, presentes nos alimentos integrais, porque retardam a absorção dos nutrientes e dão maior saciedade.

A contagem das calorias, que tanta ansiedade provoca, não é necessária nesta dieta, porque os esquemas sugeridos contêm aproximadamente 1400 Kcal para as senhoras e 1700 Kcal para os homens, tendo como objectivo um emagrecimento gradual e consistente. E o que mais posso dizer??? Hummmm… que todos os dias se come chocolate! Que é obrigatório comer chocolate! Mas nas quantidades que indico, nem mais nem menos – nada de exageros.

Aos domingos, porque é um dia de descanso para a maioria das pessoas, permite-se uma sobremesa de chocolate. Neste livro existe um capítulo inteiramente dedicado às sobremesas de chocolate. Seleccionei 20 das melhores receitas com este ingrediente, para se deliciar e encantar toda a família. Tal como tudo o resto, esta sobremesa também é quantificada e só deverá comer a quantidade recomendada.

OUTRAS FORMAS

Todos aqueles que não conseguirem seguir o esquema alimentar proposto para os 21 dias, por algum motivo em especial (por exemplo, aversão a um alimento, alergias ou intolerâncias alimentares, macrobióticos ou vegetarianos), não devem desanimar. E porque foi a pensar nestes casos, que elaborei a outra forma de seguir a dieta do chocolate, e nesta versão é você quem manda, é você que escolhe o que quer comer. Porém, a fim de emagrecer, há que cumprir as porções estipuladas.

EXERCÍCIO DE SUPERAÇÃO

Consumido com moderação, o chocolate é um verdadeiro elixir de prazer, de alegria, de bem-estar com a vida e com os outros. Mas pode facilmente converter-se num vilão, se for consumido abusivamente. E é esta ideia que pretendo deixar no ar. Se seguir esta dieta, vai educar a sua alimentação e, ao mesmo tempo, fará um autêntico exercício de autocontrolo e de superação.

4. Na sua opinião o que falta à população portuguesa para ter uma vida mais saudável e consequentemente se sentir melhor com o seu corpo?

Acho que a prática de exercício físico é o que falta. Uma dieta mediterrânica já temos. Se fossemos menos sedentários, acredito que teríamos menos pessoas com excesso de peso.

5. Quais as principais dicas que deixa para quem procura emagrecer? (para além de adquirir o livro claro!)

Por exemplo, estratégias para ultrapassar a fome: ter sempre por perto, em casa, na mala, na pasta ou na gaveta do escritório, frutas frescas e da época e barrinhas de cereais simples. Pode ainda ter no frigorífico de casa ou do escritório, taças de gelatina, cenouras e tomates. E sempre que lhe der aquela vontade de comer é só procurar por um destes alimentos. Não se esqueça que as cenouras e os tomates são dentre destes alimentos os menos calóricos.

Nunca salte nenhuma refeição. O ideal é fazer três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) e quatro lanches leves entre estas refeições.

Quanto mais colorida for a composição da refeição, maior a probabilidade de serem ingeridos todos os nutrientes de que o organismo necessita.

Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Além das calorias extras e vazias (que não trazem nenhum benefício para o organismo), elas podem conter açúcar, e facilmente levam ao excesso de peso, e a um acumulo de gordura no organismo. Se quiser beber alguma coisa, restrinja o consumo para um dia da semana: uma cerveja ou uma tacinha de vinho tinto.

Crie o hábito de ler os rótulos de todos os produtos alimentares que comprar.

Se pretendem seguir o trabalho do Nutricionista Alexandre Fernandes sigam a página de facebook ou o site.

Daqui a pouco tenho uma surpresa para vocês!

1 Comentário

  1. Pingback: Novo plano alimentar by Bemnutrir – Parte 1 | Corridas & Companhia

Deixe um comentário