Shopping
Deixe um comentário

Associação Obrigado Portugal: O Natal é feito também de Solidariedade

 

Conheçam com mais profundidade o trabalho destes três portugueses do outro lado do mundo e descubram no final como é que podem também vocês contribuir.

1.Como surgiu a ideia de serem voluntários?

Nunca tivemos ideia de sermos voluntários em nenhuma organização. O sentimento de ajudar nasceu depois de vermos o nível de destruição do país e das necessidades das pessoas. O terramoto foi no dia 25 de Abril e tínhamos voo marcado para sair do Nepal a 1 de Maio. Decidimos aproveitar esses dias para ajudar. Agarramos no dinheiro que tínhamos e fomos para a rua distribuir comida. Foi um movimento completamente espontâneo. Depois de sentirmos o desespero dos nepaleses, sem comida e sem água, percebemos que podíamos fazer a diferença. Tudo começou no dia 29 de Abril, depois de vermos a diferença que fizemos em apenas 2 dias, nao podíamos virar as costas a este povo. Decidimos não apanhar o avião. Decidimos ficar no Nepal a ajudar. A missão cresceu de dia para dia. A primeira compra foi 400 bananas e 50kg de arroz. Passado mais de 1,5 estimamos ter distribuído bens essenciais a mais de 50.000 pessoas, construímos 22 casas, e sustentamos (projeto ainda a decorrer) um campo de deslocados de mais de 350 pessoas , o “Campo Esperança”. Damos 3 refeições quentes por dia, fornecemos cuidados medicos e patrocinamos escola e todo o material necessário para 86 crianças.

O apoio dos portugueses foi fundamental, sem o seu apoio emocional e financeiro nada disto teria sido possivel. Os mais de 70 voluntários, que se juntaram a nós, pagando do seu bolso, bilhetes de avião, estadia e alimentação.

2.Qual é o trabalho que desempenham na Missão Obrigado Portugal?

Nós, Pedro Queiros e Eu, Lourenço Macedo Santos somos os fundadores da Missão Obrigado Portugal, Nós também somos Nepal. Este movimento, por ter ganho dimensões tão grandes, sentimos a necessidade de criar uma Associação, para executarmos o nosso trabalho de forma estruturada e convencional, mas sempre mantendo os mesmos valores desde o primeiro dia de ajuda – transparência, altruísmo, trabalho, responsabilidade, paixão, coragem e seriedade.

3. No que consiste o projecto “Our Dreams Village”?

O Projecto “Our Dream Village” resulta de uma parceria entre a Associação Obrigado Portugal, a Fundação Dwarikas e o Comité Duguna Gadi Villages. O objectivo do projeto, é a construção de 6 vilas nos Himalaias que foram destruidas após o terramoto que assolou o Nepal a 25 de Abril de 2015. Essa construção inclui 222 casas, 1 escola e 1 hospital para 1181 pessoas. Entre estas pessoas encontram-se os 350 habitantes do Campo Esperança. Este Campo, foi uma das iniciativas mais fortes da Missão Obrigado Portugal, dentro do projecto Nós também somos Nepal.

4.Os livros são uma forma de chegarem até às pessoas. Quais as histórias que contam?

Os livros que lançamos é sem duvida uma forma de chegar às pessoas, para angariar fundos para os nossos projetos no Nepal e também para imortalizar tudo que foi feito neste ultimo ano e meio.

As encomendas devem ser feitas para este email.

Título: A Aldeia da Esperança

Autores: Lourenço Macedo Santos, Maria da Paz Braga e Pedro Queirós.

Género: Infantil.

P.V. P.:12,50€

captura-de-ecra-2016-12-06-as-16-39-02

plano2 plano10_v2

Título: Vocês voltam Amanhã?

Autores: Lourenço Macedo Santos, Maria da Paz Braga e Pedro Queirós.

P.V. P.: 20,00

screen-shot-2016-11-24-at-12-20-24

Deixe um comentário